Faltam apenas

O primeiro Campeonato Mundial de Judô aconteceu em Tóquio, no Japão, e foi disputado apenas na categoria absoluto masculino. O primeiro pódio foi composto por dois japoneses e dois europeus: ouro para Shokichi Natsui, prata para Yoshihiko Yoshimatsu, ambos do Japão, e bronze para Anton Geesink, da Holanda, e para Henri Courtine, da França.

O berço do judô voltaria a receber o Campeonato Mundial outras quatro vezes: Tóquio 1958, 1995 e 2010 e Osaka 2003. A França, por sua vez, sediou a competição máxima da modalidade seis vezes: Paris 1961, 1979, 1982, 1997 e 2011 e Levallois 2008.

As mulheres só tiveram o seu primeiro Mundial em 1980, em Nova Iorque, em uma competição separada do masculino, que ocorria nos anos ímpares. Apenas em 1987, em Essen, Alemanha, o modelo atual foi adotado, com disputas em ambos os sexos.

Esta será a terceira vez que o Brasil é palco do Mundial Sênior de Judô, sempre no Rio de Janeiro. A primeira vez foi em 1965, quando quatro categorias foram disputadas e os cariocas viram o holandês Geesink sagrar-se campeão absoluto batendo o japonês Mitsuo Matsunaga na decisão.

Em 2007, a torcida que lotou a Arena Multiuso da Barra vibrou com uma paticipação histórica da seleção brasileira – até hoje não superada em quantidade de primeiros lugares: três ouros (com João Derly, Tiago Camilo e Luciano Correa), um bronze (com João Gabriel Schlittler) e dois quintos lugares (com Erika Miranda e Daniel Hernandes).




Patrocinadores da Confederação Brasileira de Judô
Patrocinadores da Federação Internacional de Judô
Apoio