Mais uma medalha para o judô brasileiro. Nesta sexta-feira (30/08), a judoca Mayra Aguiar conquistou o bronze da categoria meio-pesado, no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro. A coreana Kyong Sol foi a grande campeã da categoria. Lutando entre os médios, Maria Portela e Eduardo Santos foram derrotados. Os campeões deste peso foram o cubano Asley Gonzales e a colombiana Yuri Alvear. Com a medalha de Mayra, o judô nacional já soma quatro conquistas na competição. Dois bronzes, uma prata e um ouro.
A judoca gaúcha começou o campeonato muito bem, mas, nas quartas de final, foi superada pela holandesa Marhinde Verkerk. Na repescagem, Mayra enfrentou a ucraniana Viktoriia Turks, vencedo por ippon. Na disputa do bronze, a atleta venceu a canadense Catherine Roberge, novamente pela pontuação máxima.
“A gente sempre luta muito, se esforça ao máximo. É muito difícil, mas a gente conquista”, disse, emocionada, Mayra Aguiar.
“Quando perdi a primeira luta fiquei muito abatida, mas me motivaram tanto que eu pensei: não poderia sair desse mundial sem uma medalha. Por isso, esse bronze valeu ouro”, comemorou Mayra.
Outra gaúcha que vinha fazendo uma bela competição era Maria Portela. Entretanto, a judoca foi derrotada, também nas quartas, pela sul-coreana Ye-Sul Hwang. Na sequência, Maria enfrentou a francesa Lucie Decosse, atual campeã olímpica. A luta mais emocionante do dia durou 8 minutos e 52 segundos e a atleta da França saiu com a vitória. A última da carreira, pois na disputa do bronze, Lucie foi derrotada em sua despedida como profissional.
“Recebi muitas mensagens positivas depois dos Jogos Olímpicos de Londres e fiquei muito feliz com isso, com o apoio das pessoas, sendo elas judocas ou não. Espero que tenha deixado alguma marca no esporte ou que tenha dado alguma inspiração para as pessoas praticarem judô”, finalizou Lucie Decosse.
Um dos destaques da competição foi a colombiana Yuri Alvear, campeã mundial em 2009. A judoca foi talvez a mais agressiva de toda da competição. Com um estilo de luta aberto, ela conseguiu conquistar seu bicampeonato mundial.
“Quero agradecer a deus e a todas as pessoas que me ajudaram a vir aqui e fazer um bom trabalho. O povo colombiano ficou muito contente quando conquistei a minha primeira medalha de ouro, agora tenho uma segunda, espero que a festa seja igual”, comemorou Yuri Alvear.
Entre os homens, Asley Gonzales superou o grego Ilias Iliadis, uma lenda viva do esporte, na semifinal. Na última luta, o cubano enfrentou o georgiano Varlam Liparteliani, campeão do mundo em 2008. Um caminho nada fácil até o merecido ouro.
“ Este título é fruto de muito treino e os meus adversários provam que não fui campeão por sorte. Agora quero continuar neste ritmo e focar na próxima competição para seguir vencendo, se deus quiser, até as olímpiadas. Com certeza o povo cubano está muito feliz”, disse Alsey Gonzales.
Neste sábado, 31 de agosto, será a vez dos pesos meio-pesado masculino (- 100 kg) e pesado masculino e feminino (+100 kg para homens e + 78 para mulheres). O Brasil terá no tatame do Maracanãzinho os judocas Rafael Silva, Renan Nunes, Luciano Corrêa e Maria Suelen Altheman.
Resultados:
Categoria Médio Masculino (- 90kg)
1º - Asley Gonzales (CUB)
2º - Varlan Liparteliani (GEO)
3º - Ilias Iliadis (GRE)
3º - Kirill Denisov (RUS)
Médio Feminino (-70kg)
1º - Yuri Alvear (COL)
2º - Laura Vargas Koch (GER)
3º - Kim Polling (HOL)
3º - Seongyeon Kim (KOR)
Meio-pesado Feminino (- 78kg)
1º - Kyong Sol (PKR)
2º - Marhinde Verkerk
3º - Mayra Aguiar (BRA)
3º - Audrey Tcheumeo (FRA)