O atual campeão olímpico e mundial do peso pesado foi eleito por unanimidade e foi apresentado aos torcedores pouco antes do início do bloco final do Mundial por Equipes, no último dia do campeonato, 1º de setembro.
“Estou muito feliz e honrado por ter sido eleito como Presidente da Comissão de Atletas IJF. Eu farei o meu melhor para representar os atletas a nível internacional e espero fazer um bom trabalho para eles”, disse Riner, o homem mais jovem a se tornar campeão mundial.
Riner assume o lugar que o japonês Hirotaka Okada, bronze nas Olimpíadas de Barcelona e duas vezes campeão mundial, ocupava desde 2009, ano em que a comissão foi criada.
A Comissão de Atletas conta com nove integrantes. Quatro foram indicados por Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô: Kayla Harrison dos Estados Unidos, Alina Dumitru da Romênia e Kim Jae-Bum da Coreia, além de Teddy Riner. Os eleitos pelos 680 atletas que participaram do Campeonato Mundial são: Miklos Ungvari da Hungria, Rishod Sobirov do Uzbequistão, Dieudonne Dolassem de Camarões, Anthony Liu de Samoa Americana e o brasileiro Tiago Camilo.
“A nossa função na Comissão de Atletas é ser a voz dos atletas nesse diálogo com todos os envolvidos com o judô, especialmente a Federação Internacional de Judô. Espero poder ajudar o esporte a continuar evoluindo e se tornando mais atrativo para todos”, disse Tiago, campeão do mundo em 2007 e duas vezes medalhista olímpico.
\"Parabenizo todos os novos membros da Comissão de Atletas da FIJ, que representa algo muito importante para a Federação. Desejo-lhes boa sorte e bom trabalho em equipe para ajudar o desenvolvimento do judô \", disse Marius Vizer.