No que depender do prognóstico feito pelos atletas e treinadores que fizeram parte ativa do Campeonato Brasileiro Sub 23, o Mundial Rio 2013 tem tudo para ser um sucesso. A avaliação feita após a competição nacional que serviu como um ensaio geral do que ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, foi um sucesso.
“É muito especial para o atleta Sub 23, que está chegando no Sênior, poder competir nessa atmosfera de Campeonato Mundial. Dá motivação para que ele busque chegar a uma competição desse porte no futuro. A estrutura está fora de série; muito legal, mesmo. Do nível das grandes competições”, avaliou o treinador do Rio Grande do Sul e da seleção brasileira Sub 18, Douglas Potrich.
Para quem já está no judô há mais tempo, ver uma estrutura como a que está instalada no Maracanãzinho é marcante.
“Está muito boa (a estrutura). Os atletas vêm aqui e presenciam isso tudo, ficam motivados, né!? Vai ser uma experiência marcante para o resto da vida deles”, disse o treinador do Rio de Janeiro e ex-técnico da seleção brasileira, Geraldo Bernardes.
Já entre os competidores, um tinha interesse especial em conhecer a estrutura montada.
“Nossa, está aprovadíssima a estrutura. Vir aqui competir antes do Mundial, conhecer a área de combate, a entrada dos atletas, a posição da torcida... Quando eu vier no domingo (1/9) nada vai ser mais novidade. Lutar numa atmosfera maravilhosa como essa, que não deve coisa alguma às melhores competições do mundo, é realmente animador”, falou Bárbara Timo, que se tornou bicampeã brasileira Sub 23 e estará lutando pela seleção brasileira no dia primeiro de setembro, no Mundial por Equipes.
O Mundial começa na próxima segunda-feira, dia 26.