Faltam apenas
27/08/2013
Erika Miranda conquista a prata no Mundial de judô

No segundo dia de competições, os atletas da categoria meio-leve se enfrentaram no tatame do Maracanãzinho. Majlinda Kelmendi, do Kosovo, vence no feminino e Masashi Ebinuma é bicampeão entre os homen

No segundo dia do Campeonato Mundial de Judô, mais uma medalha para o Brasil. A judoca Erika Miranda conquistou sua melhor marca na competição. Após ficar em quinto lugar duas vezes, a atleta garantiu a medalha de prata, perdendo na final para Majlinda Kelmendi, do Kosovo. Entre os homens, Charles Chibana vinha fazendo uma competição brilhante, porém, foi derrotado por dois japoneses, ambos por ippon. Na semifinal por Masashi Ebinuma e na disputa do bronze, por Masaaki Fukuoka. Ebinuma conquistou o bicampeonato mundial da categoria.

“Hoje eu tive o privilégio de tomar um café com o Luciano (Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007) e pedi um conselho sobre o campeonato. Ele me disse para lutar pensando que era um Grand Slam, uma competição menor, para não dar tanta importância. Foi o que eu fiz, lutei com seriedade, mas tentei me imaginar em outro troneio e deu certo. Foi uma vitória pessoal” analisou Erika Miranda.

A atleta do Kosovo foi uma adversária dura. Na semifinal, a judoca superou a japonesa Yuki Hashimoto, uma das mais consistentes do campeonato e algoz da brasileira Eleudis Valentim. Com a vitória, a judoca confirmou a posição de primeira do ranking mundial. As judocas yuki Hashimoto e a Mareen Kraeh, da Alemanha ficaram com o bronze.

“É a terceira vez que enfrento a Erika e todas foram lutas duras, ela é uma excelente judoca e tem tudo para conquistar títulos. Mas hoje acho que a sorte estava do meu lado. Gostei da torcida, quando venci balancei as mãos para agradecer e comemorar. Esse é o esporte, não tenho nada contra a Erika ou contra a torcida”, esclareceu Majlinda Kelmendi, campeã mundial da categoria meio-leve.

Na competição masculina, mais uma vez o Japão esteve presente no pódio. O ouro de Masashi Ebinuma e o bronze de Masaaki Fukuoka demonstraram a excelência do judô nipônico. O cazaque Azamat Mukanov ficou com a prata e o ucraniano Georgii Zantaraia com o outro bronze.

“Sei que sou muito jovem para ter dois ouros em mundiais. Mas treino muito e me dedico para isso. Depois da minha derrota nas olimpíadas me esforcei bastante e consegui conquistar mais um título”, disse Masashi Ebinuma.

Nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, acontecem as disputas da categoria leve (- 73kg, no masculino e - 57Kg, no feminino). Os representantes do Brasil na competição serão Bruno Mendonça, Rafaela Silva e Ketleyn Quadros.






+ Veja mais:

05/09/2013 - Judocas medalhistas no Mundial Rio 2013 se encontram com governador do Rio Sérgio Cabral
05/09/2013 - FIJ divulga atualização do ranking depois do Mundial Rio 2013
05/09/2013 - Show das poderosas do judô brasileiro em vídeo
01/09/2013 - Acompanhe o Mundial por Equipes
01/09/2013 - Brasil está na final do Mundial de Judô por equipes
01/09/2013 - Antes das finais do Mundial por Equipes, bandeira é passada para a sede de 2014, Chelyabinsk
01/09/2013 - Teddy Riner é eleito presidente da Comissão de Atletas da FIJ
01/09/2013 - Brasil conquista inédita prata no Mundial de Judô por equipes
31/08/2013 - Números da estrutura do Mundial de Judô Rio 2013 impressionam
31/08/2013 - Rafael Silva e Maria Suelen Altheman estão na semifinal dos pesos pesados

Confira a lista completa de notícias

Patrocinadores da Confederação Brasileira de Judô
Patrocinadores da Federação Internacional de Judô
Apoio