Faltam apenas
01/09/2013
Brasil conquista inédita prata no Mundial de Judô por equipes

Brasileiras são derrotadas na final pelo Japão, mas garantem melhor resultado da história do judô nacional. País fecha Mundial do Rio com maior número de medalhas já conquistadas

No último dia do Mundial do Rio de Janeiro (01/09) o tão esperado ouro na competição por equipes não veio, mas a medalha de prata das judocas brasileiras garantiu o melhor resultado da história do país no torneio, já que o bronze do Mundial de Salvador, em 2012 era, até então, a maior conquista da equipe. Na grande final, o time brasileiro enfrentou o Japão, num duelo emocionante. As lutas foram disputadíssimas, mas a seleção da casa acabou sendo derrotada por 3 a 2. Já a equipe masculina não teve um bom desempenho, foi eliminada pela Alemanha, na primeira luta do dia. O combinado da Geórgia foi a grande campeã entre os homens.

“O ouro não veio, mas mostramos que estamos perto de conquista-lo, e que estamos no topo do judô mundial. Fico muito orgulhosa da nossa equipe, lutamos até o fim. Agora é bola para frente, na próxima competição vamos novamente buscar o primeiro lugar”, disse Rafaela Silva.

Na primeira luta da final, (até 52 kg) Erika Miranda foi imobilizada por Yuki Hashimoto. Na sequência, Rafaela Silva (até 57 kg) enfrentou Anzu Yamamoto e venceu por um yuko. Katherine Campos (até 63 kg) tentou, mas não conseguiu superar a técnica de chão de Kana Abe e acabou sendo imobilizada. A gaúcha Maria Portela (até 70kg) entrou logo depois, e com muita raça, como de costume, venceu Haruka Tachimoto, por dois shidôs. A decisão ficou entre Maria Suelen Altheman e Megumi Tachimoto. A brasileira lutou até o fim, mas foi derrotada por uma punição.

“Quando a gente entra ali a gente tem que superar tudo. Eu sou raça pura, vibro mesmo e eu tento passar isso para a minha equipe. Quando eu perdi, elas me levaram e nessa última luta foi o contrário. Somos uma equipe de verdade. Não era para ser ainda, que sabe vem algo melhor na frente”, finalizou Maria Portela.

O Campeonato Mundial de Judô do Rio de janeiro marcou a melhor participação do Brasil em torneios mundiais. Foram seis conquistas individuais, um ouro, três pratas e dois bronzes, além da medalha de prata na competição por equipes.

“A avaliação é a melhor possível. Sete medalhas, cinco finais, um resultado histórico para o judô feminino, que é o grande vencedor deste mundial. As meninas cumpriram a missão delas com perfeição. Os rapazes fizeram o que podiam, mas a vitória é delas. Elas são as poderosas”, brincou Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação brasileira de Judô (CBJ).

Em termos de evento esportivo, o Campeonato Mundial do Rio de Janeiro não ficou atrás da delegação brasileira. Foram várias “medalhas” conquistadas.

“Há três anos, quando começas a planejar este evento, não imaginávamos que iriamos chegar neste ponto. Uma final Brasil e Japão, com o Maracanãzinho lotado, e com transmissão de televisão, rádio e internet ao vivo para o mundo inteiro. Todos da organização se esforçaram ao máximo, o presidente da CBJ apostou no projeto e o resultado esta aí. Acho que foi o melhor caminho para o judô. Este campeonato será um marco na história do esporte brasileiro”, comentou Mauricio Santos, presidente do Comitê Organizador do Mundial do Rio.

 

 

Resultados Campeonato Mundial Por Equipes

Masculino.

1º - Geórgia

2º - Rússia

3º - Alemanha

3º - Japão

 

Feminino

1º - Japão

2º - Brasil

3º - França

3º - Cuba

 






+ Veja mais:

05/09/2013 - Judocas medalhistas no Mundial Rio 2013 se encontram com governador do Rio Sérgio Cabral
05/09/2013 - FIJ divulga atualização do ranking depois do Mundial Rio 2013
05/09/2013 - Show das poderosas do judô brasileiro em vídeo
01/09/2013 - Acompanhe o Mundial por Equipes
01/09/2013 - Brasil está na final do Mundial de Judô por equipes
01/09/2013 - Antes das finais do Mundial por Equipes, bandeira é passada para a sede de 2014, Chelyabinsk
01/09/2013 - Teddy Riner é eleito presidente da Comissão de Atletas da FIJ
31/08/2013 - Números da estrutura do Mundial de Judô Rio 2013 impressionam
31/08/2013 - Rafael Silva e Maria Suelen Altheman estão na semifinal dos pesos pesados
31/08/2013 - Tiago Camilo é o representante da Américas na eleição para Comissão de Atletas da FIJ

Confira a lista completa de notícias

Patrocinadores da Confederação Brasileira de Judô
Patrocinadores da Federação Internacional de Judô
Apoio