No quarto dia de competições, quem subiu no lugar mais alto do pódio do Campeonato Mundial de Judô do Rio foi a israelense Yarden Gerdi e o francês Loic Pietri. Competindo na categoria meio-médio (-81 kg para homens e -63 kg para mulheres) os judocas superaram seus adversários e gravaram seus nomes no hall de campeões mundiais do esporte. Os brasileiros Victor Penalber e Katherine Campos não conseguiram passar da primeira fase da competição.
A judoca israelense Yarden Gerdi fez uma competição espetacular, vencendo todas as lutas por ippon. Na final, contra francesa Clarisse Agbegnenou, Yarden executou um estrangulamento espetacular e venceu por finalização. A holandesa Anicka Van Emden e a francesa Gevrise Emane ficaram com as medalhas de bronze da competição.
“Eu já havia lutado três vezes no Rio de Janeiro e sempre fui bem aqui. Hoje foi sensacional, foi como um sonho se tornando realidade. Para os Jogos Olímpicos eu espero também lutar bem e conseguir o ouro, mas ainda faltam três anos, é um longo caminho. Eu me sinto bem aqui, amo este lugar. É uma atmosfera especial, a torcida motiva os atletas. O Rio é realmente um lugar diferente”, finalizou Yarden Gerdi.
Na final masculina, Loic superou o georgiano Avtandili Tchrikishvili vencendo a luta com um wazari. As medalhas de bronze ficaram com o mongol Ungaanbatar Otgonbaatar e com o russo Ivan Nifantov.
“Quando derrotei o Victor Penalber senti que o ouro estava próximo, porque eu sabia que ele competia em casa e eu teria que ser mais forte. O Victor vem competindo muito bem, é um grande lutador. Acredito que foi um momento decisivo, porque adquiri uma autoconfiança importante para alcançar a medalha”, analisou Loic Pietri
Nesta sexta-feira (30/08), as disputas serão entre os atletas da categoria médio (- 90kg para os homens e -70kg para as mulheres) e meio-pesado (- 78kg), esta última apenas para as mulheres. O Brasil vai para o tatame representado pelos judocas Eduardo Santos, Maria Portela e Mayra Aguiar.